A importância de estar no melhor lugar.
image

Sobre o ETCO /

Conceito EYE Day Hospital

Uma tendência norte-americana que se concretiza cada dia mais no Brasil

O termo “day hospital”, de origem americana, tem hoje emprego generalizado em todo mundo. No Brasil, seu correspondente é “hospital dia”.

Trata-se de uma entidade que pode ou não ser parte de um hospital geral, e que visa o atendimento cirúrgico médico-hospitalar, de qualquer área, com qualquer tipo de anestesia, desde que o paciente retorne para sua casa geralmente em até 12 horas de recuperação pós-operatória.

A história dos “hospitais dia” começa em 1919, quando Ralph Waters descreveu a primeira clínica de cirurgias de internação de curta duração localizada em Sioux City, Iowa. Naquela ocasião, o próprio Ralph acreditava que este tipo de instituição “teria um vasto e brilhante futuro”.

A introdução formal do conceito, no entanto, ocorreu em 1973, na reunião anual da House of Delegates, que é o órgão normativo da ASA - American Society of Anesthesiologists. Nela, foram definidas normas para instalações, equipamentos, profissionais e forma de funcionamento necessária para realização de cirurgias cuja recuperação para alta é mais rápida.

Em 1988, o conceito passou por novo estudo, mantendo os conceitos básicos, mas atualizando suas normas a novas exigências.

Atualmente, estima-se que 75% do total anual de cirurgias nos EUA são realizadas nos quase 2.000 “hospitais dia” que existem hoje por lá e a tendência brasileira é seguir este conceito.